quarta-feira, 14 de novembro de 2018

LUCILANA, este blog é pra você!

Lucilana foi minha esposa por 22 anos... mas a tive como minha melhor amiga por mais de 27 anos... Posso dizer que vivi mais tempo junto dessa mulher que longe dela. Esse tempo de batalha que ela travou contra um câncer de mama metastático de crescimento acelerado foi intenso pra nós... eu senti o peso da amizade que tinha por ela... Sei que se eu estivesse em seu lugar, se eu tivesse enfrentando um câncer terminal, simplesmente gostaria que fizessem o mesmo por mim... Eu me comprometi que eu iria cuidar e protegê-la da melhor maneira que eu pudesse e iria fazê-la entender que podia contar comigo em qualquer situação, mesmo sem saber como.

Lucilana passou por um processo que a levou a tomar decisões que fizeram com que o câncer não roubasse a sua alma, a sua essência. Decisões que a tiraram de uma posição de vítima. Eu sei que apesar da minha companhia e cuidado da família, dos excelentes médicos e tratamentos modernos, e de toda ajuda e amizade que tivesse, ela sentiu solidão, medo, angústia e desespero. Mas questionou seus próprios pensamentos, e como sou grato por saber que ela encarou seus pensamentos mais sombrios, e encontrou uma forma de filtrar as mentiras a respeito do câncer e tomar decisões baseado que era verdadeiro, com humildade e serenidade! O que realmente importa é que ela fez a escolha que se tornou o estímulo e determinação para receber as notícias mais difíceis e correr com elas ao longo de seus dias. Quando ela fez essa escolha, Lucilana mudou! Se tornou outra pessoa! Ela mudou do medo para o amor, da separação para o relacionamento, da reação para a responsabilidade e da importância para a criatividade.

Algumas decisões e planos ela compartilhou somente comigo e com suas filhas Evelyn e Emanuele, outras ela proclamou praticamente aos quatro ventos. Ela criou um grupo de whatsapp para os seus amigos sobre como eles podiam ajudar, também resolveu ficar disponível para outras pessoas e se dispôs permitir que as pessoas a amassem neste período em vez de resistir. Olhando para esses últimos 14 meses, vejo que provavelmente foi o período mais criativo, produtivo e transformador de nossas vidas.

Esse blog é para aqueles que acreditam que "o princípio mais puro da amizade não é o aperfeiçoamento, nem o seu nem o do outro; é testemunhar e ser testemunhado, é o privilégio equivalente de poder ver a essência do outro, de caminhar com ele e de acreditar nele, e às vezes simplesmente acompanhá-lo, mesmo que por um curto período de tempo, numa jornada impossível de se cumprir sozinho." (Sophie Sabbage - O que o câncer me ensinou) 

Inauguro esse blog em homenagem aquela que foi minha melhor amiga. Para que todos possam fazer  postagens de suas histórias de amizade com Lucilana.

Se você também quer se tornar um dos autores deste blog, por favor envie um email para jaquesmoura@gmail.com com sua história de amizade com Lucilana.

Abraço.

Amo vocês.

9 comentários:

  1. Meus sentimentos ao caro amigo e sua família , nosso contato com Lucilana se deu com a vídeo locadora , primeiro em 2005 com o desenho de bíblico (José) , dai então começou um relacionamento comercial que passou por mudanças de endereço e altos e baixos da vida financeira , de suas viagens todas compartilhadas , suas experiências , ah pra eu não esquecer vendi um Lp dos Beatles a preco de banana né , da ida ao novo Airão o boto , até mesmo quando a mais velha foi pra aquele show , até um dia que cobrei um valor extrapolante de atraso da Lucilana , dos jogos de ps3 , dos acessórios , dos desenho que o senhor alugava , os filmes de patricinhas até os de terror , que quase sempre o senhor não deixava alugar , a vida tem boas Historia e essas vamos contar , espero que esse pedacinho da nossa historia lhe traga muitas lembranças boas , pq da minha parte foi só coisas boas , Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar. (João 14:1-2)

    ResponderExcluir
  2. Meus amigos ..Tivemos pouco tempos juntos,mas foi intenso. Conheci a Lana e simplesmente amei,sabe aquelas pessoas que vc conhece e logo pensa: parece que a nossa amizade ja dura faz tempo.Assim foi a nossa. Os nossos lacol vieram nos lenços que eu trazia para ela💐 e em uma foto que tirei em uma viagem que me fez lembrar profundamente dela..Uma rosa fincada na rocha sendo regada pelas águas da cachoeira.Era assim que eu via essa mulher,fincada em Cristo e banhanda pelas águas do espírito santo.
    Todos os dias tinha uma palavra de reflexão com textos bíblicos e quando não estava bem falava,mas logo em seguida usava palavras de conforto vindas da palavra de Deus.
    Lana, suscitou o amor e foi o amor..Mesmo lutando se ofereceu para fazer uma massagem em mim.
    No dia da sua ida para eternidade,borboletas voavam nos céus de Manaus e águas desciam do ceu.
    Meu amigo Jacques e minhas flores.Estamos Juntos e como nossa Lana falava: Meu Deus é um Deus grandao!

    ResponderExcluir
  3. A lembrança que terei da Lana é de uma mulher determinada,uma mulher incrivel, que me ensinou o amor de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Aurilene 15/11/2020
    A Lana fez parte da minha infância. Estudamos na mesma escola, convivemos até os meus 16 anos... Uma amiga excelexce, carinhosa sempre disposta a ajudar. Da turma ela era a que sempre nos dava conselhos, (valiosos) Nunca vou esquece-la... Fiquei sabendo hoje sobre sua passagem.... Tô tonta ainda, so acreditei porque quem me falou jamais brincaria com isso. "onde quer que esteja amiga querida saiba que sua amizade foi muito importante naquela fase difícil da minha vida" Fica com Deus. Bjs. Meus sentimentos.( Auri.Santos)

    ResponderExcluir
  5. A Lana pra mim, foi e sempre será um exemplo de fé. Mesmo nos momentos difíceis, sempre tinha uma palavra de conforto, uma voz mansa que nos confortava, essa mulher guerreira,amiga,e dê muita, muita fé.sei que hoje está louvando, e glorificado o senhor como.era o que ela gostava.lana sempre será lembrada por mim como a vencedora..e a palavra que nunca vou esquecer..(NOSSO DEUS E GRANDAO.e nem mesmo na dificuldade não esquecia do seu próximo..Lana uma amiga eterna.

    ResponderExcluir